quarta-feira, 26 de março de 2014

JULIA E KASSIELE

       A Sociedade do Antigo Regime Europeu.

       Como no feudalismo, a sociedade do Antigo Regime era organizada em grupos de privilégios ou estamentos. Várias monarquias europeias, como na França, conhecidos como ordens.
   A ordem do clero, conhecida como Primeiro Estado, composta por membros da igreja. Dividida em alto clero e baixo clero. Alto clero eram pessoas nobres ou burguesas ricas. Baixo clero eram originários das camadas populares. A igreja que era dona de boa parte das terras Francesas, não precisava pagar impostos.


   O segundo estado com o rei dominava os altos cargos. Dividia-se em nobreza cortesã, nobreza provincial e nobreza de toga. A nobreza possuía direitos de cobranças sobre aldeias, províncias e cidade.
    O terceiro estado era composto de pessoas nobres. A maior parte da Europeia era de camponeses. Tinham condições bastante precários e tinham que pagar tributos. Nas guerras ou quando havia prejuízo com colheitas a população camponesa era a principal atingida.
   DOC 1 acumulação de moedas.
 "É necessário aumentar o dinheiro no comércio público, atraindo-o junto dos países donde vem, conservando-o no interior do reino, impedindo-o de sair e dando aos homens meios para dele retirarem lucros[...]. Só o comércio e tudo o que dele depende é capaz de produzir esse grande efeito." 
  " O recurso comum, portanto, para aumentar nossa riqueza e tesouro é pelo comércio externo, no qual devemos observar esta regra: vender mais aos estrangeiro, anualmente, do que consumimos de seus artigos[...].

MIKAELY

BRASIL E ÁFRICA NO SÉCULO XVII

Na primeira metade do século XVIII, o Brasil era a colônia mais rica de Portugal.
Os  ouro e os diamante brasileiros financiavam o luxo da corte portuguesa.
A construção de igrejas e palácios era ricamente decorada.
A sociedade mineradora dinamizou o comércio inteiro do Brasil.
A  população  escrava na região mineradora cresceu muito, graças ao ouro, puderam comprar sua carta de alforria.
Outros se revelaram excelentes escultores, pintores, compositores e músicos que se apresentavam nas missas e nas bandas públicas.
O comércio ambulante feito especialmente pelas escravas e libertas cresceu nas cidades e vilas do Brasil da época. 

As principais regiões africanas de origem dos escravos, então eram, a costa da minas, o golfo, (...)

DOC 1

.Quem pronunciou esse discurso? o discurso foi pronunciado pelo Luis XV.

.Que doutrina  política ele expressa? Do poder suberano, de justiça e de Razão.


A MONARQUIA PARLAMENTARE INGLESA JORDANA E KIMBERLIN

MONARQUIA PARLAMENTAR INGLESA
No  século XVII, enquanto a monarquia absolutista consolidava-se na maior parte dos países Europeus, na Inglaterra o absolutismo enfrentava obstáculos.As medidas absolutistas dos Reis Jacques I (1603-1625) e de seu sucessor Carlos I (1625-1649) provocaram a oposição de nobres e burgueses que compunham o parlamento. A república de Cromwell (1649-1658) foi, na verdade, uma ditadura pessoal. Em 1688, ocorreu uma nova rebelião dos parlamentos contra o rei: a revolução gloriosa. A declaração de direitos (1689) limitou o poder real, assegurou ao parlamento o direito de aprovar ou rejeitar.

A consolidação da monarquia parlamentar fortaleceu a burguesia inglesa permitindo-lhe participar das decisões políticas e ter seus interesses atendidos.

DOC 1
Que impressão a imagem nos causa?Quais são os símbolos do poder real indicados na tela? Relacione-os com os poderes que o rei absolutista detinha.  As roupas dele é muito cara, sofisticadas, só os reis que podem ter estas roupas porque é muito cara. E  a bengala, as roupas, e a espada. Manda no absolutismo, no exercito, nas religiões, ele mandava em quase tudo.

DOC 2 
O autor desse texto, um bispo francês, escreveu essa obra para a educação do filho do rei Luís XIV. Como ele justificava, para o príncipe herdeiro, a origem do poder real? Que sistema politico o autor fundamentava com essa teoria?