terça-feira, 1 de setembro de 2015

A CONJURAÇÃO BAIANA

                                          
Enforcamento,em novembro de 1799,dos conjurados
Lucas Dantas,Manuel Faustino,
João de Deus e Luís Gonzaga,no largo de piedade

Tayssir Saded Din
       A conjuração baiana foi a mais ampla e popular das rebeliões coloniais.Dela fizeram parte sobretudo pessoas dos grupos socias mais pobres,como sapateiros,ex-escravo,soldados e vários alfaiates,além de padres e profissionais liberais como médico e advogados,e alguns membros da elite intelectual.
       As dificuldades econômicas cresceram,acarretando o empobrecimento dos colonos dessa cidade e protestos contra as tributações impostas pela metrópole a divulgação desses ideais era feita por membros de uma organização secreta - a maçonaria,associação civil na Europa do século XVIII.
       Motivados pelas ideais de liberdade,de um grupo de populares liberados por João de Deus,Manuel Faustino dos Santos ,Lucas Dantas e Luís Gonzaga das virgens passou a organizar a revolta.Pregavam a proclamação de um governo republico,democrático e livre de Portugal;o fim da escravidão e dos preconceitos  contra negros e mulatos;a liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.
     No dia 12 de agosto de 1798,os organizadores da revolta espalharam cartazes pela cidade proclamando o início da rebelião,as punições foram aplicadas seguindo a prática das condenações do Antigo Regime:os líderes foram encondensados á morte por enforcamento ,depois seus corpos foram esquartejados e espalhados pela cidade de Salvador e as outras pessoa que apoiaram o movimento foram presa,mas sofreram penas menores. 

A Convenção Nacional (1792-1795)



Júlia e Raissa
Convenção foi a abolição da realeza e a proclamação da república,em 22 de setembro de 1792. Na convenção as decisões não eram fáceis de serem tomadas . Tudo estava sendo mudado e isso significa mexer com os valores que muitos traziam por toda a vida,como:o que se devia fazer com o rei que é traidor ? Se todos os homens eram iguais, por que só alguns podiam voltar?  E as mulheres,não eram iguais?
De forma geral,os membros da convenção se organizavam em três grupos : os girondinos,o grupo da planície e os jacobinos.

Girondinos: Eram os  deputados representantes de alta burguesia. Defendiam a consolidação da monarquia constitucional e censitária e a moderação revolucionaria.Seus deputados sentavam-se à direita no plenário da assembleia (e depois da convenção),e por isso foram denominados também de partido da direita.

Planície ou pântano: O grupo também era composto por membros da alta burguesia,porem não representavam convicções politicas definidas. Oscilavam entre a moderação e o radicalismo. Seus representantes sentavam-se no centro da convenção e, por esse motivo, foram denominados partido de centro.

Montanheses ou Jacobinos: Essa facção congregava os sans-culottes e pequena burguesia. Foram denominados montanheses porque ocupavam lugar mais alto no edifício. Seus representantes eram Marat, Danton e Robespierre.

Nos primeiros meses de vigência da primeira república francesa, a politica era denominada pelos girondinos.
A guerra avançava,havia inflação e fome, e os jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, acreditavam que o estado deveria assegurar a todos os cidadãos os bens necessários à sobrevivência, mesmo que para isso tivesse que negar o direito à propriedade privada.